Serpiá

Brinquedoteca

A Brinquedoteca desempenha um papel essencial no desenvolvimento das crianças, proporcionando um ambiente seguro e estimulante para o aprendizado, a socialização e a expressão criativa.

A Brinquedoteca da Associação Serpiá é um espaço que permite o brincar por livre escolha da criança ou adolescente, favorecendo  o convívio social e a inserção cultural porque possibilita a exploração, a criação e a experimentação de novas formas de expressar seus desejos, conflitos, dificuldades e necessidades.

O espaço é organizado com brinquedos e materiais diversos que estão à disposição de todos os interessados em desenvolver alguma atividade, seja sozinho ou com os seus familiares, seja em grupo ou em pares.

Todos os pacientes que recebem atendimento na Serpiá tem um horário para brincar e os Educadores Brinquedistas – profissionais, com formação específica –  acolhem as crianças, adolescentes e seus acompanhantes, mediando as brincadeiras, permitindo que cada indivíduo se expresse por meio delas e respeitando as diferenças.

A Brinquedoteca é um recurso fundamental que se soma ao trabalho dos profissionais envolvidos nas diversas terapias desenvolvidas na instituição.

Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia desempenha um papel crucial na promoção da comunicação e da saúde vocal, auxiliando indivíduos de todas as idades a superarem desafios relacionados à fala, linguagem, audição e deglutição, proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida.

O Fonoaudiólogo é o profissional que trabalha com todos os aspectos da comunicação humana, atuando desde a linguagem, fala, voz, motricidade oficial e questões relacionadas a aprendizagem como a leitura e a escrita. Pensando sobre isso, na Serpiá, cada atendimento fonoaudiológico há uma escuta de cada criança, para que a prática esteja pautada no princípio da singularidade, dos interesses e das dificuldades de cada paciente.

Musicoterapia

A Musicoterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza a música como meio de expressão e transformação. Por meio da música, promove-se o bem-estar físico, emocional e social, estimulando a criatividade, a comunicação e a interação, trazendo alívio, ressignificação e desenvolvimento pessoal.

A musicoterapia é uma especialidade que faz uso da comunicação não-verbal para produzir um vínculo com o paciente.

O material expressivo ao qual o musicoterapeuta está atento, além da música, inclui: posturas, gestos, expressões faciais, inflexão de voz, interjeições, balbucios, o ritmo das frases, qualquer tipo de som ou ruído advindo das mais variadas fontes – instrumentos musicais, o corpo, cadeiras, pedras, folhas, brinquedos etc.

Sendo assim, é o paciente quem “fala” sobre si nas sessões. E os avanços, quando possíveis, se dão na relação com o musicoterapeuta. Os efeitos do trabalho são construídos na parceria entre paciente e musicoterapeuta.

Oficinas Terapêuticas

As Oficinas Terapêuticas são essenciais para a reabilitação e a saúde mental, através de atividades criativas e expressivas que promovem o desenvolvimento emocional, a interação social e o bem-estar dos participantes.

As oficinas terapêuticas da Serpiá buscam oferecer um espaço de criação, expressão e de escuta, onde são realizadas atividades do interesse das crianças e adolescentes para que, por meio delas, suas questões e dificuldades sejam trabalhadas.

Atualmente a Serpiá está com três modalidades de oficinas:

  • A oficina de criatividade, que são realizadas atividades artísticas e de produção de acordo com a singularidade de cada participante.
  • A oficina de culinária que possibilita para a criança a experimentação, a descoberta e o estímulo de diversas habilidades.
  • A oficina de informática, que traz algo que é da realidade e do interesse das crianças e principalmente dos adolescentes, utilizando esses dispositivos como ferramentas para trabalhar as suas questões, dificuldades e potencialidades.

Psicologia

A Psicologia desempenha um papel fundamental na compreensão e no cuidado da saúde mental, oferecendo suporte emocional, diagnóstico, tratamento e orientação para indivíduos em busca de equilíbrio, autoconhecimento e melhoria da qualidade de vida.

O trabalho da Psicologia na Serpiá se orienta pela Psicanálise e se propõe a oferecer um espaço de escuta da criança e do adolescente, naquilo que é possível dizer de si, através da fala e do brincar.

Esse trabalho visa que as crianças e adolescentes possam saber aquilo que lhes move, quais são seus desejos e, a partir daí, poder fazer escolhas mais apropriadas de si mesmo.

Psiquiatria

A Psiquiatria é fundamental no diagnóstico e tratamento dos transtornos mentais, utilizando abordagens terapêuticas e medicamentosas para promover o equilíbrio e a saúde mental.

O psiquiatra é o médico especialista na identificação, diagnóstico e tratamento medicamentoso dos distúrbios mentais. Na SERPIA os pacientes podem ser avaliados pelo psiquiatra quando houver uma indicação por parte de seu terapeuta. Aqueles que possuem a indicação de tratamento contínuo são acompanhados pelo psiquiatra dentro de uma visão global, onde há convergência com o trabalho de toda a equipe.

Serviço Social

O Serviço Social é crucial para promover a inclusão e garantir direitos, combatendo desigualdades e amparando os mais vulneráveis em nossa sociedade.

O assistente social analisa, elabora, coordena e executa planos, programas e projetos que buscam viabilizar os direitos da população por meio do acesso às políticas publicas sociais. Na Serpiá, o Serviço Social busca garantir que direitos como educação, saúde e bem estar físico e emocional de crianças e adolescentes, preconizados na Lei Federal n° 8069/1990 ( ECA), sejam concretizados por meio do acesso a projetos, atendimento das famílias em vulnerabilidade socioeconômica, com encaminhamentos para a rede socioassistencial, estudos técnicos e sociais que possibilitem conhecer e intervir no contexto social em que estão inseridos entre outras atividades.

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional promove a independência e qualidade de vida através de atividades terapêuticas que auxiliam na recuperação física, cognitiva e emocional.

A terapia ocupacional atua com um olhar para a ocupação humana, ou seja, trabalha com indivíduos que tenham por algum motivo dificuldade em exercer qualquer função da sua vida e/ou rotina diária.

A terapia ocupacional na Serpiá trabalha com um olhar para o desenvolvimento, para as emoções, os desejos e as habilidades, por meio de atividades significativas. Busca- se oferecer um espaço de escuta, fazer e brincar onde é possível para o paciente falar, se expressar e criar da forma como lhe é possível.

Nesse trabalho busca-se oferecer um espaço que favoreça ao sujeito se desenvolver, criar, inventar e buscar novas possibilidades. Isso, respeitando a subjetividade de cada um permitindo que as crianças se apropriem de um saber sobre o fazer e sobre si.

Entre em contato